top of page
  • Foto do escritorLaísa Matos

CORTAR GLÚTEN EMAGRECE?

"É só cortar o glúten/farinha branca que eu emagreço!"

Realmente isso pode acontecer, mas entenda que o mérito da sua perda de peso não está diretamente ligado a restrição da farinha branca. Isoladamente ela não tem o poder de engordar, bem como a sua restrição, por si só, não é a solução para o seu emagrecimento.


Neste contexto, o que te fez emagrecer foi a REDUÇÃO da ingesta calórica!

A maioria das preparações que levam farinha branca são altamente calóricas e costumam ter boas quantidades de açúcares e/ou gorduras. Ex.: bolos, pizzas, massas, pães, doces e vários snacks.

O que de fato aconteceu foi que você deixou de de consumir preparações com alta densidade calórica e deu espaço para alimentos menos calóricos, provavelmente mais saudáveis. A menor ingestão calórica te colocou em DÉFICIT CALÓRICO e, por este motivo, você emagreceu.


Suponhamos que você tenha deixado de consumir alimentos com farinha de trigo mas continuasse o alto consumo de opções mais calóricas como bebidas alcóolicas, frituras, carnes gordurosas, e até mesmo alimentos saudáveis além das quantidades ideais para você. Neste cenário, mesmo diante da restrição já colocada, haverá grandes chances de não emagrecer ou de ganhar peso.

A solução não está na retirada do glúten e da farinha branca, e sim no balanço energético negativo que essas trocas podem te proporcionar!


Desde que você esteja em uma estratégia alimentar saudável, nutritiva e bem planejada por um nutricionista você não precisará excluí-los para emagrecer! A exclusão ou a retirada provisória podem ser necessárias em casos de restrições alimentares e algumas patologias.


Consulte um(a) nutricionista para te ajudar, você não precisa "cortar" nada para emagrecer!


Aproveite e confira um vídeo sobre esse assunto no meu instagram!



Laísa Matos

Nutricionista Clínica, Esportiva e Estética | CRN 70.993




13 visualizações0 comentário
bottom of page